26/04/2011

Resenha: Meu pai fala cada m*rda


O livro se chama Meu pai fala cada m*rda, de Justin Halpern, e é uma coleção de frases e pensamentos ditas por seu pai ao longo da vida. O livro é pequenininho e muito fácil de ler. É daqueles que se lê em uma tacada só.
Justin Halpern
Aos 28 anos Justin, após ser dispensado pela namorada, volta a morar com os pais. Na infância, Justin morria de medo de seu pai Sam Halpern, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura e tem o hábito de falar claramente o que pensa.  Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai. O ponto chave do livro é que as tiradas de Sam, apesar de diretas e quase sempre grosseiras, são sinceras, pertinentes e sensíveis. É como se fossem diamantes não lapidados.
Se o interlocutor tiver a capacidade de entender a mensagem além dos palavrões, perceberá que tudo que é dito pelo Sr. Halpern é muito sábio e verdadeiro. São frases do tipo “Você achou difícil? Se o jardim de infância foi difícil para você, tenho más notícias sobre o resto da sua vida.”

Justin e o pai Sam Halpern

Os bastidores

Algo que me chamou a atenção sobre o livro foi a situação que envolveu o seu lançamento e toda a repercussão que está sendo alcançada. Tudo começou quando o autor - Justin - resolveu criar um twitter para registrar as frases e tiradas ditas por seu pai. Foi algo totalmente despretensioso que se tornou uma bola de neve.
William Shatner
No começo, o perfil @shitmydadsays (agora tbm tem um traduzido @meupaifalacadam) tinha uns poucos seguidores, todos familiares e amigos do Sr. Halpern que o consideravam um figuraça. Mas de uma hora para outra o perfil estourou. Dez, depois 20, então 300 mil seguidores em pouquíssimo tempo. Sem querer, o Sr. Halpern e suas frases viraram um hit na internet.
Com isso vieram os telefonemas de editoras e canais de televisão, querendo entrevistas e a publicação do livro.
Resumo da ópera: O perfil do twitter possui quase três milhões de seguidores, o livro virou um best-seller, e a cereja no bolo é que o negócio cresceu tanto que virou um seriado de televisão. Com ninguém menos que William Shatner (o capitão Kirk de Jornada nas Estrelas) interpretando o desbocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário