07/02/2012

200º Aniversário de Charles Dickens

"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."

Charles John Huffam Dickens, (Portsmouth7 de Fevereiro de 1812 — 9 de Junho de 1870), que também adotou o pseudónimo Boz no início da sua atividade literária, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Com pouco mais de vinte anos, o seu The Pickwick Papers (Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick) estabeleceu o seu nome como escritor. A ideia inicial desta obra era que Dickens escrevesse comentários a ilustrações desportivas. De 1831 a 1834, a New Sporting Magazine comprovou o sucesso desta receita editorial com a sua série "Jorrock´s Jaunts and Jollities" sobre um comerciante cockney que quer a todo o custo ser reconhecido como o bom caçador que não era.

Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist". E vários personagens memoráveis como: Ms. Havisham, a solteirona de mal com o cosmos de Grandes Esperanças; Uriah Heep, notável por sua humildade enjoativa, subserviência e falta de sinceridade de David Copperfield; o próprio David Copperfield,  um otimista, diligente e perseverante personagem; Oliver Twist, a inocência infantil, inquebrável e incorruptível.

Suas obras também inspiraram muitos personagens, o mais conhecido talvez seja o Tio Patinhas (em inglês: Uncle Scrooge), o avarento da Disney. Cada uma de suas obras foi filmado no minimo duas vezes - tendo uma estimativa de 180 filmes baseados em seus livros. O filme mais antigo sobrevivente remonta a 1901 - uma adaptação de Um conto de Natla. Em 2009, a Disney lança o filme em 3D, Os Fantasmas de Scrooge, ao qual Jim Carrey interpreta Scrooge. Mike Newell (Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo e  Harry Potter e o Cálice de Fogo) acaba de filmar mais uma versão de Grandes Esperanças, com Ralph Fiennes (franquia Harry Potter) no papel do protagonista Pip, sempre arrastando a asa pela esquiva marmórea Stella, Helena Bonham Carter será Miss HavishamGrandes Esperanças já possui mais de 250 adaptações entre cinema, teatro e TV.

O melhor exemplo da dimensão de Dickens é "Um conto de Natal", escrito em menos de seis semanas. De certo modo, essa narrativa criou o Natal moderno. A grande reflexão desse livro é justamente a forma como cultuamos e comemoramos o natal. Sem elevar o consumismo: quando o ex-pão-duro Scrooge sai de casa regenerado, rumo à casa de seu sobrinho, e leva de presente um singelo peru assado. Quando Dickens morreu, aos 58 anos, conta-se que uma menina, ao ouvir sobre a morte dele, perguntou se o Papai Noel também ia morrer.
Morreu de morte cerebral em junho de 1870. Foi sepultado no Poets' Corner ("Esquina dos Poetas"), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravado: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."
Na década de 1980, a histórica Eastgate House (casa Eastgate), em Rochester, em Kent, foi convertida num museu dedicado a Charles Dickens. Anualmente realiza-se na cidade o Festival Dickens. A casa onde nasceu, em Portsmouth é, também, um museu atualmente.

"Nunca nos devemos envergonhar das nossas lágrimas."



2 comentários:

  1. Pouca gente sabe da origem do Tio Patinhas.
    Que bom que gostou ^^ Dickens é um dos meus romancistas favoritos.
    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Aaah, muito legal seu post sobre o Charles Dickens!
    Eu só li Um Conto de Natal... e não sabia que o Tio Patinhas tinha recebido o nome por causa do personagem! Me disseram que tinha um especial de Natal da Disney onde adaptaram essa obra e o Tio Patinhas era justamente o personagem avarento. Achava que fosse só uma coindicêndia!! =)
    Adorei!!!

    beijão!!

    ResponderExcluir