19/01/2013

Coisas da Madrugada

Essa sou eu com insônia, e quando isso acontece começo a procurar coisas aleatórias na internet. Hoje, depois de ver trailers das várias adaptações de livros que serão lançados esse ano, me veio uma pergunta: Qual foi o primeiro livro adaptado para o cinema? 
Eu normalmente sou curiosa (no sentido bom da palavra, tá?), com insônia a coisa piora (acho que 70% do meu conhecimento foi adquirido assim). Então comecei minha busca por informações.
A criação do cinema data de 1895 pelos irmãos Lumière. Começando a pesquisa a partir desse ano consegui fazer um 'rank'.

3º - Alice no País das Maravilhas, de 1903 - Tem duração de 8 minutos. Muitos acreditam ser a primeira adaptação literária. A obra de Lewis Carroll foi publicado em 4 de julho de 1865.


2º - Viagem à Lua, de 1902 - A criação de George Méliès é considerada uma adaptação, pois a inspiração para o filme veio de dois livros:  Da terra à lua, de Julio Verne, e Os primeiros homens na lua, de H. G. Wells.

1º - Sherlock Holmes Baffled, de 1900 - Tem apenas 30 segundos de duração. Foi produzido em 1900 e registrado apenas em 1903. O filme ficou perdido por anos, ate ser descoberto em 1968 como uma impressão na Biblioteca do Congresso. Bem... eu e muitos não considero como a primeira adaptação, pois a historinha contada nesses 30 segundos não esta em nenhuma das historias de Arthur Conan Doyle. E em alguns textos a produção aparece como exemplo de truques cinematográficos e efeitos especiais, como o Stop Trick descoberto por George Méliès em 1896. Mas fica ai como uma simples curiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário