19/04/2013

Resenha | Extraordinário, R. J. Palacio

Extraordinario

Título: Extraordinário | Titulo original: Wonder | Autor: R. J. Palacio | Editora: Intrínseca | Páginas: 320 | Ano: 2013 
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Um livro inspirador e inteligente, com personagens apaixonantes e uma narrativa simples que prende o leitor. É simplesmente extraordinário.
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
Extraordinário fala sobre um garoto de dez anos que enfrenta seu primeiro ano em uma escola normal. E se não bastasse as dificuldade de se adaptar em um ambiente completamente novo, August também tem que lidar com todo o preconceito que sofre por conta de sua aparência não convencional.

August

O livro é narrado por August e por pessoas que convivem com ele, sendo dividido em oito partes. A divisão de narradores permite ver a influencia de August na vida de cada um, tanto na rotina quanto no comportamento deles.
Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.
Uma coisa que amei no livro, foi o fato de o rosto de August não ser descrito logo nos primeiros capítulos, a autora fala o quanto sua aparência causa medo e faz crianças saírem correndo e você provavelmente vai ficar curioso, mas ela não dá detalhes até chegar a hora certa. O bom dessa demora é que proporciona ao leitor conhecer e ama-lo de tal forma que a aparência já não importa mais. A curiosidade passa e você vai passara a ter raiva de quem olha feio pra ele.
Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara.
O livro traz uma mensagem geral sobre o Bullying, mas também trata de amizade, confiança, aceitação. Com toda certeza está no meu Top5. Recomendo a todos.


Um comentário:

  1. Esse livro e perfeito mesmo. Não sabia que tinha Book Trailer dele *0*
    Como conseguiu essa capa branca? nunca vi ela pra vender :(

    ResponderExcluir